Estudo de Caso – Pão de Açúcar

screenhunter_156-13-30

O que podemos aprender com a história de recuperação do Grupo Pão de Açúcar?

A história da crise enfrentada pelo Grupo Pão de Açúcar nos anos 1990 vai nos ajudar a entender a importância das áreas de Finanças e Operações para a recuperação ou fortalecimento do negócio.

Pão de Açúcar que foi o primeiro Hipermercado do Brasil, esqueceu de continuar trabalhando para crescer sustentavelmente. A empresa se transformou em uma gigante que atuava em diversas áreas de negócios diferentes da inicial. Esta diversificação sem controle acabou resultando em uma empresa com estrutura inchada e com processos muito ineficientes.

Com as dificuldades internas, colaboradores desmotivados, instalações descuidadas e distanciamento dos clientes, o Grupo acabou passando uma imagem de supermercado desorganizado, preços altos e mau atendimento.

Para dar início a reestruturação o grupo buscou focar em sua atividade principal, o Varejo de alimentos:

  1. FINANÇAS: Vendeu negócios que não se encaixavam nesta nova diretriz e para captar mais recursos fez a abertura de capital na bolsa de valores, arrecadando recursos suficientes para custear o novo planejamento estratégico do Grupo;
  2. OPERAÇÕES: O enxugamento da estrutura deu liberdade para ampliar o número de itens oferecidos, inovar nos itens e oferecer um ambiente agradável que juntamente com foco na qualidade e rapidez no atendimento foram responsáveis pela fidelização do cliente e ganhos de produtividade. Neste aspecto, ações como fornecimento de mais produtos, criação de marcas próprias, limpeza e reforma das lojas, assim como informatização e modernização foram fundamentais para o alcance dos objetivos.
  3. RH: Mudanças nas lideranças foram necessárias para oxigenar e dar um novo direcionamento estratégico à companhia. E como citado no item anterior, o foco na qualidade e rapidez no atendimento foram responsáveis pela fidelização do cliente e ganhos de produtividade.
  4. MARKETING: Buscou-se dar maior visibilidade às mudanças que estavam ocorrendo na empresa, veiculando campanhas através dos meios de comunicação de massa, ampliando as opções de compra ao cliente e estabelecendo uma imagem de qualidade.

Com as mudanças citadas nos tópicos acima. O Pão de Açúcar melhorou sua imagem perante o mercado, restabeleceu seu foco de negócio, reduziu custos operacionais, incentivou a fidelização do cliente, enfim ressurgiu como uma empresa melhor, mais organizada e competitiva.

https://www.linkedin.com/slink?code=dZm85kh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s