Estudo de Caso – Bombril

Bombril

O post a seguir demonstra uma ação de marketing adotada pela empresa Bombril, que após anos de encolhimento no mercado, aplicou seu capital e hoje vem colhendo os frutos dessa reviravolta.

Contexto

Vindo de vários anos de retração no mercado, perdendo espaço para outras marcas, a empresa decide assumir uma nova postura e iniciar uma revolução interna. Tomada a decisão, a empresa iniciou sua ação com um período intenso de pesquisas, compreendendo o perfil das novas consumidoras da marca, já que tradicionalmente a Bombril sempre manteve uma estreita relação com as mulheres, que são as grandes consumidoras de seus produtos. A conclusão da pesquisa mostrou que o perfil das mulheres do Brasil mudou em relação às antigas ações realizadas, que apresentavam sinais de velhos tempos em que as mulheres se dedicavam apenas a tarefas domésticas. Compreendendo o novo perfil das mulheres brasileiras, que tem hoje uma vida muito mais ativa, a empresa iniciou sua ação.

Principais Ações

Propaganda

A ação Mulheres Evoluídas marca o início da empreitada. Aposentado o antigo e desgastado “Garoto Bombril”, a nova propaganda vinculada em TV mostra mulheres (celebridades) reconhecidamente ativas e que demonstram independência. Esse trabalho demonstra o papel do profissional de propaganda que tenta com esse anuncio se aproximar do perfil de cliente alvo da campanha, utilizando também um slogan sugestivo para essa aproximação: “Os produtos que evoluíram com as mulheres”.

Publicidade

Os trabalhos de publicidade da Bombril mostraram grandes resultados, hoje atuando fortemente nas redes sociais, seu perfil no facebook já conta com quase 800.000 seguidores e sempre tentam estar no dia-a-dia dos consumidores. Uma das ações realizadas tentou se aproximar do publico masculino tentando engajar a imagem de uma mulher já ativa e convidando os homens a ajudá-las. Essa ação desencadeou mais de 28 milhões de comentários nas redes sociais e mais de 400 reclamações no órgão regulador de propaganda de homens que queriam tirar o conteúdo de vinculação. Apesar dessas reclamações infundadas, os profissionais de publicidade aqui obtiveram sucesso, mantendo a marca constantemente comentada em muitos setores da sociedade.

Marketing

Não somente utilizando a publicidade e propaganda para se reinventar, a Bombril através dessa nova estratégia de marketing viu a oportunidade de ampliar seu portfólio de produtos passando em pouco tempo de 250 produtos para 500. Essa expansão de portfólio foi gerada graças às estratégias de marketing, que envolveram muitas outras áreas da empresa, desde engenharia até logística, mobilizando de maneira geral a empresa. Antes dessas ações a empresa se encontrava em dificuldades, com uma dívida de R$ 800 milhões. Nos anos posteriores à implementação, o faturamento anual passou para R$ 1,16 bilhão, demonstrando que a gestão de marketing não só pode superar uma crise, como também tem grande potencial para crescimento.

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